Um frigorífico alternativo


Um sistema inovador de arrefecimento natural para preservar alimentos perecíveis nos países em desenvolvimento, ou num mundo que precisa de alternativas viáveis para poupar energia..
Mohammed Bah Abba, inventou o “pot-in-pot” sistema de arrefecimento natural que se tornou extremamente popular em muitos países africanos, incluindo o seu país natal, Nigéria. (foto inhttp://ruralindia.blogspot.com)
Descrição (in The Rolex Awards):
«O “pot-in-pot” consiste em dois potes de barro de diferentes diâmetros, colocados um dentro do outro. O espaço entre os dois potes está cheio de terra molhada que é mantida constantemente húmida, assim, ambos os vasos permanecem húmidos. Frutas, legumes e outros bens, tais como os refrigerantes, são colocados no interior do pote de menor diâmetro, que é coberto com um pano húmido. O fenómeno que ocorre é baseado num simples princípio da física: a água contida na terra entre os dois potes evapora no sentido da superfície exterior do vaso maior onde o ar envolvente é seco. Por força das leis da termodinâmica, o processo de evaporação provoca automaticamente uma diminuição da temperatura de vários graus, arrefecendo o interior, destruindo micro-organismos nocivos e possibilitando a preservação dos alimentos perecíveis no interior.»
África, berço da humanidade, vítima da exploração do mundo “rico” e “desenvolvido“, perante as dificuldades, aponta caminhos alternativos ao mundo… Afinal quem é rico e desenvolvIdo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate