Um sistema inovador de arrefecimento natural para preservar alimentos perecíveis nos países em desenvolvimento, ou num mundo que precisa de alternativas viáveis para poupar energia..
Mohammed Bah Abba, inventou o “pot-in-pot” sistema de arrefecimento natural que se tornou extremamente popular em muitos países africanos, incluindo o seu país natal, Nigéria. (foto inhttp://ruralindia.blogspot.com)
Descrição (in The Rolex Awards):
«O “pot-in-pot” consiste em dois potes de barro de diferentes diâmetros, colocados um dentro do outro. O espaço entre os dois potes está cheio de terra molhada que é mantida constantemente húmida, assim, ambos os vasos permanecem húmidos. Frutas, legumes e outros bens, tais como os refrigerantes, são colocados no interior do pote de menor diâmetro, que é coberto com um pano húmido. O fenómeno que ocorre é baseado num simples princípio da física: a água contida na terra entre os dois potes evapora no sentido da superfície exterior do vaso maior onde o ar envolvente é seco. Por força das leis da termodinâmica, o processo de evaporação provoca automaticamente uma diminuição da temperatura de vários graus, arrefecendo o interior, destruindo micro-organismos nocivos e possibilitando a preservação dos alimentos perecíveis no interior.»
África, berço da humanidade, vítima da exploração do mundo “rico” e “desenvolvido“, perante as dificuldades, aponta caminhos alternativos ao mundo… Afinal quem é rico e desenvolvIdo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário